Pesquisar este blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Salgadinhos

Ontem estava separando umas fotos para mandar revelar e achei essa aqui, do primeiro aniversário do Passarinho (meu marido) que passamos na nossa casa. Fizemos esse monte de coisas só pra nós dois... Passamos a tarde toda na cozinha e na hora de comer estávamos mortos!!!!! Isso me lembrou meus aniversários de criança, quando minha mãe preparava toda a festa! Não sei como ela tinha pique!!!!!


Bom, eis que resolvi fazer um especial de salgadinhos da Bia e acrescentar mais duas receitinhas minhas. Vamos lá!

Massa de salgadinho

2 xíc. (chá) farinha de trigo
2 xíc. (chá) leite
2 colheres (sopa) margarina
2 tabletes de caldo de galinha (ou da sua preferência)

Colocar o leite, a margarina e o caldo de galinha para ferver. Quando ferver, abaixar o fogo e colocar de uma vez só a farinha de trigo. Mexer com a colher de pau até ficar homogêneo. Deixar amornar coberto. Colocar na pia e sovar um pouco até ficar bem lisinho. Não precisa colocar mais farinha. Para cortar os pedacinhos do mesmo tamanho, fazer uma cobrinha e corte e pedaços de dois dedos mais ou menos (como se faz com o nhoque). Rende aproximadamente 35 salgadinhos.

Essa massa pode ser recheada com frango desfiado refogado (coxinha), mussarela com orégano (bolinha de queijo), calabresa (aferventada e ralada) e requeijão, salsicha (aferventada), carne moída (para fazer risóles).

Depois de rechear e modelar no formato desejado, basta passar no ovo ligeiramente batido (com garfo mesmo) e na farinha de rosca. Depois frite em óleo quente. Importante: nessa foto foi usada farinha de rosca industrializada. É péssima, o salgadinho ficou meio doce e ela não empana bem. Prefira sempre a comprada na padaria, feita de pão torrado.

Cigarrete


1 rolo de massa de pastel
300 g mussarela em tiras
300 g presunto em tiras
leite
farinha de rosca
parmesão ralado

Abrir a massa de pastel e cortar em retângulos de 5 cm de largura (mais ou menos 3 dedos). Colocar uma fatia de presunto e uma de mussarela. Fechar juntando as laterais no meio, como na figura. Apertar bem as bordas com os dedos para não abrir na hora de fritar.
Passar no leite e depois na farinha de rosca misturada com parmesão ralado. Fritar em óleo quente. Dica: Se quiser, pode passar a mussarela misturada com o presunto no processador, ao invés de cortar em tiras.

Empada de queijo
7 colheres (sopa) farinha de trigo (cheias)
1 gema
2 colheres (sopa) margarina
2 colheres (sopa) óleo
sal
Amassar bem e forrar um pirex médio, inclusive as laterais. A massa fica um pouco quebradiça. Jogar sobre ela o seguinte recheio (batido no liquidificador):
1 ovo
1 clara
1 copo leite
cebola, temperos
50 g parmesão ralado
Levar ao forno por mais ou menos 35 minutos. Também podem ser feitas empadinhas. Rende mais ou menos 35 forminhas.
Quibe
500g trigo para quibe
500g carne moída
1 cebola grande
hortelã
sal com alho
Deixar o trigo de molho em água filtrada (água suficiente para cobrir) para crescer por cerca de 30 minutos. Escorrer bem apertando com as mãos. Bater os temperos no processador e ir acrescentando aos poucos o trigo e a carne. Se não tiver processador, bata os temperos no liquidificador com um pouco de azeite e misture bem com as mãos. Colocar o quibe em tabuleiro grande untado. Cortar em quadrados antes de ir ao forno. Pingar azeite em cada quadrado. Levar ao forno médio por 35 minutos. Se quiser pode fazer no microondas (metade da receita), por cerca de 15 minutos. A receita também pode ser usada para fazer quibe frito.
Bolinha de queijo
2 copos de queijo ralado (pode usar os queijos de sua preferência)
2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 ovo
sal e orégano
Misturar tudo e fazer bolinhas. Fritar em óleo quente. Fica uma delícia. Geralmente uso parmesão, mussarela e provolone. O único problema é que não rende muito, cerca de 25 bolinhas.

Biscoitinhos de cebola
400g farinha de trigo (3,5 xícaras chá)
250 g margarina
1 pacote de sopa ou creme de cebola

Misturar bem com as mãos até ficar homogêneo. A textura da massa é parecida com a da empada, meio quebradiça. Se colocar muita margarina, ele não derrete na boca.Faça bolinhas e aperte com um garfo. Ponha na assadeira e leve para assar até dourar em forno médio (35 minutos). Rende umas 50 bolinhas, depende do tamanho.

2 comentários:

  1. Essas bolinhas de queijo fazem sucesso quando faço!!! Muito fáceis e todo mundo gosta!

    ResponderExcluir
  2. Carol, você é muito corajosa! Eu acabo ligando para a Fábrica de Doces Brasil nessas ocasiões...rs

    ResponderExcluir