Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pão recheado

Essa receita na verdade é do Edu Guedes, foi tirada do programa dele há uns 2 anos. Passei pra minha mãe, a Bia, e ela já fez várias vezes, inclusive para dar de presente. Hoje eu fiz pela primeira vez. Muito fácil e deu certinho, e olha que não tenho a menor experiência com pães!!!

3 xícaras (chá) leite morno
3 ovos
2 colheres (sopa)
1 colher (sopa) sal
2 colheres (sopa) açúcar
50 g fermento biológico fresco

Bater no liquidificador e misturar com:
1 kg farinha de trigo

Não coloque a farinha toda de uma vez, vá colocando aos poucos até dar o ponto, que é quando a massa desgruda da mão. Deixe descansar por 30 minutos. Abra com rolo na forma de um retângulo. Recheie. Enrolar como um rocambole. Esperar mais 15 minutos antes de levar ao forno. Assar em forno médio por mais ou menos 15 minutos.

Para o recheio pode usar: mussarela, presunto, tomate e orégano; calabresa processada, cebola, tomate e orégano; uma pasta feita com manteiga açúcar e canela, ou o recheio da sua preferência.

Dicas: Essa receita rende 3 pães como o da foto (do tamanho de um tabuleiro). Fiz apenas 1/3 da receita e usei o recheio de calabresa. Se quiser, pode passar pincelar gema por cima antes de levar ao forno. Assim fica mais dourado. Na foto não usei gema.

Usei um pouquinho da massa para fazer um pãozinho redondo pequeno. Abri com o rolo, pus requeijão culinário (que é bem firme) e fechei fazendo uma bolinha. Também ficou ótimo, mas vazou um pouquinho, tem que fechar bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário