Pesquisar este blog

domingo, 1 de maio de 2011

Salada verde com gorgonzola e molho Valério

O Dia das Mães foi domingo de comilança por aqui. E também de consciência pesada. Risoto de funghi, filé ao molho de gorgonzola e purê de baroa com gruyère. Mas a sensação do dia foi um pratinho tímido e inofensivo, que caiu no gosto do pessoal. A receita foi metade cópia (do Salad Creations) e metade invenção. Não é da Bia, mas penso em passá-la para o caderninho. O toque especial é o “molho Valério”. Todos os molhos que meu irmão Thiago inventa levam este nome. Como foi ele que fez, fica batizado assim.... Vamos à receita:

 1 molho de alface crespa
1 molho de alface roxa
½ molho de rúcula
1 maçã verde (bem verde)
6 damascos desidratados (picados em quatro)
30g de nozes picadas
1/3 de talo de alho poró fatiado bem fino
150g de queijo gorgonzola picado em cubos
200g de filé de frango desfiado
Pimenta calabresa desidratada (1 colher de café)
Orégano (1 colher de chá)

Molho Valério
170g de iogurte desnatado
Suco de ½ lima da pérsia
Uma colher de sopa de maionese
Azeite a gosto
Sal a gosto

Para misturar, não há segredo. O que gosto de fazer é picar um pouco as folhas para não ficarem aqueles pedaços enormes. Depois, é só temperar com o molho Valério.

Como não fiz fotos no dia da comilança, deixei para fazer no dia seguinte, quando repeti a receita com variações. Troquei a maçã pela uva e as nozes por castanha do Pará. Mas a primeira versão ficou melhor. Como foi meu almoço, coloquei um carboidrato para dar a devida “sustância” para enfrentar o dia. Para isso, fiz um crouton caseiro com:

2 fatias de pão integral
Azeite
Parmesão ralado
Alecrim

É só picar o pão em cubinhos bem pequenos e mantê-los juntos em uma assadeira. Despeje um pouco de azeite, o queijo e o alecrim por último. Depois é só colocar no forno e deixar torrar. Mesmo que não é nem um pouco fã de salada vai gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário