Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Empadão da Bia (campeão)




Olás!!!! Vou postar hoje o empadão que fiz sábado!!! Fiz de palmito e requeijão, mas pode fazer com qualquer outro recheio! Não tenho as fotos do passo a passo, só da receita pronta. Mas não é difícil não!

Massa:

4 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1 clara
sal
1 colher (sopa) fermento em pó
2 colheres (sopa) água gelada
margarina (segundo a Bia: Qualy, Delícia ou Doriana)
2 colheres (sopa) óleo
Juntar os ingredientes secos e misturar. Juntar o ovo, a clara, a água e o óleo. Misturar bem com a mão. Ela sempre diz que não é pra sovar! É pra misturar com a ponta dos dedos!!!!!!! Ir colocando a margarina aos poucos (dá mais ou menos 250 g) e amassando. Como eu sempre via ela fazer, já sabia como era o ponto. Não sei se vou conseguir explicar direito. O ponto é quando tudo está agregado, mas não muito, senão a massa não fica crocante. Tem que ficar um pouquinho quebradiça.

Separar um pouco menos da metade para a parte de cima. O restante, abrir em uma forma desmontável e colocar o seguinte recheio:

1 lata de molho de tomate
2 latas de água
1 vidro de palmito (picar e escorrer a água que vem)
sal com alho, cebola picada.

Depois que dourar a cebola e o sal com alho, coloque os outros ingredientes e deixe ferver bem para o molho perder a acidez. Engrosse com mais ou menos 2 colheres de maisena dissolvida em um terço de copo de água (leite não pode senão ele talha com a acidez do palmito). Deixar ferver novamente. Deixar esfriar para usar.

Eu ponho o molho e por cima o requeijão. Aqui em Araraquara tem um de bisnaga que é uma delícia e barato (valeza), mas pode colocar qqer um, um de copo mais durinho ou aqueles em barra.

Com a parte de massa separada, faça o seguinte: Abra a massa entre 2 plásticos usando o rolo de macarrão (aquele mesmo, de bater no marido!!! rsrsrs). Cobrir o empadão (não esquecer de tirar os plásticos - sim!!!!!! ela escreveu isso no meu caderno!). Passar uma gema desmanchada em algumas gotinhas de água (usar bem pouca água e passar a gema toda, senão fica muito sem cor). Assar em forno médio, pré-aquecido por 40 minutos. Na hora que estiver coradinho por cima está pronto!!


Bom, fui fazendo meus comentários ao longo da receita. Acho que não tenho mais nada pra acrescentar! Quando partiu ficou assim:


Ficou assim desmanchando na hora de partir porque tinha acabado de tirar do forno, ta muuuuuito quente! Se tiver tempo, pode esperar esfriar um pouquinho.
Esse aí é delicious!!!!!!!!!!!!!

Daqui uns dias vou colocar o frango aos queijos e tb o doce que inventei.





5 comentários:

  1. Hummmm! Esse vou fazer, mas com outro recheio pq não sou muito chegada a palmito. Serve quantas pessoas?

    ResponderExcluir
  2. Ai, que fome... Acredita que nunca tentei fazer empadão? Sempre costumo fazer quiche, pq ach0 que não vou conseguir colocar a massa na parte de cima direito. rs

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa: adorei a toalha de florzinha! Linda!

    ResponderExcluir
  4. É a toalha do noivado!!! Esse pano já virou tanta coisa!!!
    Não é difícil colocar a parte de cima do empadão, mas de vem em quando ela dá uma rachada!!!

    Karen, dá pra umas 10 pessoas comerem bem!!!

    ResponderExcluir
  5. Queria saber como arrumar esse relógio!!!

    ResponderExcluir