Pesquisar este blog

domingo, 4 de abril de 2010

Bolo trufado

Finalmente! Depois de mais de um mês de sua criação vamos inaugurar o blog com uma receita. Escolhi a do bolo trufado, pois hoje é Páscoa, e combinei com minha mãe que o doce ficaria por minha conta no almoço de domingo. Já havia feito essa receita no aniversário da Fabíola, no jornal. Mas a primeira vez que experimentei esse bolo foi no aniversário da Júlia, há não sei quantos anos, preparado pela Bia. Depois desse dia, a receita foi repetida diversas vezes em vários aniversários e outros eventos em geral. Um sucesso. Por isso, ela vem para o blog! Vamos lá.

Em primeiro lugar, você deve fazer um bolo de chocolate. Pode ser esses de saquinho, tipo Dona Benta, ou o bolo peteleco, cuja receita é:

Duas xícaras de farinha de trigo
Duas xícaras de açúcar
Uma colher de sopa de fermento
Uma xícara de chocolate em pó

Misture tudo isso em uma vasilha e depois acrescente:

Dois ovos
Meia xícara de óleo

Mexa bem e depois inclua uma xícara de água fervendo. Coloque em um tabuleiro untado e deixe no forno (até colocar um palito e ele sair sequinho). O tempo médio é de 35 minutos em temperatura de 200ºC.


Depois, você deve misturar uma lata de leite condensado com uma xícara de leite e despejar no bolo (para ficar bem molhadinho). O ideal é fazer vários furinhos nele com um garfo, para que ele possa absorver toda a mistura.

Em seguida, vem a receita da trufa e você vai precisar de:

Um tablete (180g) de chocolate amargo
Um tablete (180g) de chocolate branco
Meia dose de rum ou conhaque
Duas caixas de creme de leite


Pique com uma faca ¾ do chocolate amargo (o restante vai para a cobertura!). Depois coloque em uma vasilha, junto com uma caixinha de creme de leite e duas colheres de sopa de rum ou conhaque (aqui usei o “licor de cana”, com a Bia diz, que o Ricardo trouxe lá de Rio Espera para abrasileirar a receita!). Leve ao micro-ondas por um minuto e misture bem. Depois faça a mesma coisa com o chocolate branco. O ideal é partir o bolo em duas camadas e colocar o chocolate trufado branco no meio e o preto por cima.
Mas como acho que a ordem dos fatores não altera o produto, fui abrindo vários buracos no bolo com uma espátula e acrescentei os dois recheios neles. Depois de tudo, faça lascas com o chocolate restante (o ideal é deixar um pouco na geladeira para ficar mais durinho) e jogue por cima. Voilà! Boa Páscoa!

2 comentários:

  1. Ah!!! Esse eu já fiz!!! Dá certo mesmo e é super fácil! Amanhã vou postar umas coisinhas também!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai ai ai... meu bb vai nascer com cara de bolo trufado! Preciso comer issoooo!

    ResponderExcluir