Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2011

Comida de buteco - Jiló com fígado (Bar do Abílio)

Quando disse que estava com vontade de comer jiló com fígado dia desses, a Bia perguntou se eu estava grávida. Como pode alguém querer reunir essas duas iguarias que fazem tanta gente torcer o nariz em um único prato? “Seu” Abílio prova que pode. E mais: prova também que a receita agrada mais pessoas do que se imagina. Tanto é que o dono do bar de Juiz de Fora que leva seu nome faturou o prêmio principal na primeira edição do festival Comida de Buteco por aqui.

Fiquei feliz pela vitória e também por ter contribuído. No dia que fui, comi e repeti. Mas também gostei do fato de o jiló (que experimentei pela primeira vez na vida só depois dos 20 anos) ter lugar de destaque no paladar local.

Deixo abaixo a receita que ele forneceu ao jornal Tribuna de Minas, que foi a que segui para fazer o prato. Posso assegurar que “seu” Abílio não escondeu nenhum segredo. Mas é difícil fazer o prato ficar igual ao seu... A foto é feia, mas juro que fica uma delícia!

Ingredientes
400g de fígado de boi
1 cebola média
3 jilós médios
Sal, alho, cebola e noz-moscada a gosto

Modo de fazer
Tempere o fígado com sal, alho e noz-moscada. Em seguida, retire as cascas dos jilós e corte em quatro pedaços cada. Corte a cebola em rodelas e tempere com sal. Refogue todos os ingredientes em uma mesma panela até o ponto que desejar. Sirva em seguida! 


sábado, 14 de maio de 2011

Molho da Vó Nazareth


Essa é uma postagem especial de sábado! Sábado era dia de almoçar na vó Nazareth, de comer macarrão, lombo, farofa... De encontrar a família e passar a tarde fazendo nada... Mil pessoas em cima da cama conversando... A casa das muitas mulheres!!!! Essa é a vó Nazareth e estes são seus netos... Ainda bem que existe uma palavra que descreve bem uma mistura de sentimentos: SAUDADE!!!!!

O molho até hoje eu ainda não fiz... Pq pra ficar igual de verdade tem que ter a borra da carne... e quase nunca eu faço carne na pressão. Por isso hoje não tem foto da receita!!

Ingredientes:

Tomates bem maduros (para 1/2 kg de macarrão são 8 tomates)
Cebola

Bater os tomates em liquidificador com 1 cebola e 1 xícara de água. Passar pela peneira. Refogar em sal com alho, de preferência em panela de pressão com borra, onde foi cozida alguma carne. Levar ao fogo na pressão. depois que pegar pressão abaixar o fogo e deixar 40 minutos. Se ficar muito grosso diluir um pouco.

domingo, 8 de maio de 2011

Bife de alcatra com molho de cerveja preta e ervas


Essa receita foi tirada de um livrinho de carnes na cerveja. Muito gostosa! Parece prato de restaurante!

Ingredientes:
4 bifes de alcatra (aproximadamente 180g cada)
1/2 cebola ralada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) cerveja preta
1 cubo de caldo de carne
1/2 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de ervas finas
sal com alho e pimenta para temperar os bifes

Preparo:
Tempere os bifes. Doure os bifes de cada lado e coloque em uma travessa. Por dentro ele fica um pouco mal passado. Na mesma panela, refogue a cebola por 3 minutos. Junte a farinha e frite por 2 minutos, mexendo. Despeje a cerveja, o caldo de carne dissolvido na água e cozinhe até engrossar. Acrescente as ervas. Despeja sobre os bifes. Sirva com arroz à piemontesa e batata frita.

Sugestões:
Eu fiz os bifes no grill e ficou ótimo.

domingo, 1 de maio de 2011

Salada verde com gorgonzola e molho Valério

O Dia das Mães foi domingo de comilança por aqui. E também de consciência pesada. Risoto de funghi, filé ao molho de gorgonzola e purê de baroa com gruyère. Mas a sensação do dia foi um pratinho tímido e inofensivo, que caiu no gosto do pessoal. A receita foi metade cópia (do Salad Creations) e metade invenção. Não é da Bia, mas penso em passá-la para o caderninho. O toque especial é o “molho Valério”. Todos os molhos que meu irmão Thiago inventa levam este nome. Como foi ele que fez, fica batizado assim.... Vamos à receita:

 1 molho de alface crespa
1 molho de alface roxa
½ molho de rúcula
1 maçã verde (bem verde)
6 damascos desidratados (picados em quatro)
30g de nozes picadas
1/3 de talo de alho poró fatiado bem fino
150g de queijo gorgonzola picado em cubos
200g de filé de frango desfiado
Pimenta calabresa desidratada (1 colher de café)
Orégano (1 colher de chá)

Molho Valério
170g de iogurte desnatado
Suco de ½ lima da pérsia
Uma colher de sopa de maionese
Azeite a gosto
Sal a gosto

Para misturar, não há segredo. O que gosto de fazer é picar um pouco as folhas para não ficarem aqueles pedaços enormes. Depois, é só temperar com o molho Valério.

Como não fiz fotos no dia da comilança, deixei para fazer no dia seguinte, quando repeti a receita com variações. Troquei a maçã pela uva e as nozes por castanha do Pará. Mas a primeira versão ficou melhor. Como foi meu almoço, coloquei um carboidrato para dar a devida “sustância” para enfrentar o dia. Para isso, fiz um crouton caseiro com:

2 fatias de pão integral
Azeite
Parmesão ralado
Alecrim

É só picar o pão em cubinhos bem pequenos e mantê-los juntos em uma assadeira. Despeje um pouco de azeite, o queijo e o alecrim por último. Depois é só colocar no forno e deixar torrar. Mesmo que não é nem um pouco fã de salada vai gostar.