Pesquisar este blog

domingo, 26 de dezembro de 2010

A saga dos cupcakes – parte I


Vou começar a contar aqui a minha saga na preparação de cupcakes em três partes. Na verdade, a segunda e a terceira ainda não aconteceram, mas decidi dividir em três, pois acredito que até lá eu esteja pronta para sair fazendo esses bolinhos com o pé nas costas (sonho meu!). Estou de olho em cupcakes desde que viraram febre nos EUA e não é de hoje que eu estava me preparando para fazê-los. Já havia comprado 90 forminhas (olha a animação!) em uma promoção daquela revistinha da Avon que ninguém dá muita bola (Moda e Casa). Dica 1: se alguma revendedora Avon te entregar as duas revistinhas para você dar uma olhada, não despreze aquela que não tem maquiagens, pois as forminhas amanteigadas lá são bem mais baratas que nas lojas especializadas. Comprei cada pacote de 45 por R$ 3,99 (pedidos com a fernandavaleriolopes@hotmail.com, minha irmã). Na Barra Doce, por exemplo, um conjunto de 50 forminhas está saindo a R$ 14,90! Na Celebrate, também é bem carinho...

Compradas as forminhas, saí às ruas em busca dos confeitos (qualquer loja especializada em doces tem). Minha dificuldade foi achar o saquinho de confeiteiro. Mas a minha mãe tinha um antigo, de lona, e quebrou bem o galho.
Como estava cheia de doces para fazer para a sobremesa da ceia de Natal, não quebrei cabeça com a massa do bolo. Comprei daquelas de saquinho, encontradas em qualquer supermercado (dessas que a gente só acrescenta leite, ovos e margarina). Na hora de despejar a massa nas forminhas... Problema #1: elas abrem quando a gente coloca a massa! Prestes a desistir, pensei: deve haver alguma forma de resolver isso! Então saí colocando as forminhas dentro de xícaras, para que parassem de abrir. Problema 1 resolvido, coloquei as xícaras no forno e deixei o tempo necessário (30 minutos, pois não fiz a massa toda – rendeu oito bolinhos).

Ah, ia me esquecendo! Cuidado ao colocar a massa na forminha. As especialistas dizem que é para preencher 2/3 e acho prudente. Problema #2: coloquei um pouco mais em alguns (medida certa não é meu forte) e vários vazaram pelos cantos da xícara. Para resolver os dois problemas, #1 e #2, sugiro comprar formas de empada grande (não tenho). Para quem quer se profissionalizar, existem tabuleiros próprios para cupcakes. Se eu achar algum em um preço mais em conta, compro!

Depois de tirar do forno, esperar esfriar e tirar o miolo com uma faca de ponta fina para colocar o recheio. Como estava fazendo uma mousse de nozes para o Natal, fiz o recheio com uma receita parecida (que está no caderninho da Bia):


Recheio de nozes
400g de doce de leite
1 caixa de creme de leite
100g de nozes trituradas

Preparo:
Bater o doce de leite e o creme de leite em uma batedeira (velocidade máxima, por 3 minutos)
Acrescentar as nozes trituradas e bater mais um pouco

Feito isso, é hora de rechear com o doce de nozes e tampar com a parte de cima do pedaço retirado do bolinho (não fiz isso, pois gosto de recheio farto!) e preparar a cobertura. Fiz a de ganache de chocolate intuitivamente. Só depois vi que a maior parte dos blogs de cupcake indicava essa receita, que é bem simples:

Ganache de chocolate
1 tablete de chocolate (180g) - prefiro o amargo
1 caixa de creme de leite

Preparo:
Picar o chocolate e colocar em uma vasilha de plástico grande. Acrescentar todo o creme de leite e levar ao micro-ondas por um minuto (banho-maria sinceramente não é comigo). Tirar, mexer bem e voltar ao micro-ondas por mais um minuto. Depois colocar no saquinho de confeiteiro com o bico de sua preferência e deixar na geladeira por alguns minutinhos (para ficar mais firme).

Depois é só confeitar os bolinhos e acrescentar os confeitos de sua preferência. Como só a prática leva à perfeição, espero que o visual dos meus fique mais apresentável nas partes II e III.

Top #cupcakefail
1 – No forno os bolinhos podem até entornar, mas não tente fazer a massa no micro-ondas, fica duro.
2 – O ideal é colocar duas ou até três forminhas em cada cupcake. Fica mais apresentável.
3 – Colocar a forminha na xícara (ou na forma de empada, ou na especializada) ANTES de colocar a massa do bolo. Parodiando Einstein, depois que a forma se abre jamais volta ao seu tamanho original.
4 – Se fizer a ganache de cobertura, esperar resfriar bem, senão não aparece a forma do bico do saquinho de confeiteiro.
5 – Não deixar para testar a receita no dia da festa ou do encontro que você espera fazer os bolinhos. É melhor treinar antes. Senão é #cupcakefail na certa!